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Nov
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ASSOCIAÇÃO DE E-BUSINESS APRESENTA O CENÁRIO DO SUPPLY CHAIN NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
50% das companhias pretendem iniciar projetos de reposição automática de estoques de vendas A Associação Brasileira de e-business (www.ebusinessbrasil.com.br) acaba de consolidar a pesquisa “Panorama do cenário do supply chain e ações colaborativas nas empresas brasileiras”. Foram 36 empresas que participaram da pesquisa, entre elas Basf, Clariant, Dupont, Hering, Nestlé e Petrobras.
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50% das companhias pretendem iniciar projetos de reposição automática de estoques de vendas
A Associação Brasileira de e-business (www.ebusinessbrasil.com.br) acaba de consolidar a pesquisa “Panorama do cenário do supply chain e ações colaborativas nas empresas brasileiras”. Foram 36 empresas que participaram da pesquisa, entre elas Basf, Clariant, Dupont, Hering, Nestlé e Petrobras.
Segundo o estudo, a redução do nível de estoque, prazo de entrega e níveis de serviço são os indicadores mais utilizados e vistos como os de maior importância pelas empresas.
Em relação ao estágio das empresas na utilização de ferramentas de colaboração, a maioria das aplicações ainda estão em fase de estudos, o que indica um cenário incipiente de utilização, mas aponta reais possibilidades de implementação nos próximos dois anos. Hoje, a aplicação de colaboração mais utilizada pelas empresas é o VMI (reposição automática do estoque de vendas), onde 22% das companhias pesquisadas já estão praticando, 14% possuem um caso de sucesso e 50% pretendem iniciar projetos neste campo.
Outra tecnologia que vem sendo explorada pelas empresas é o RFID (etiqueta eletrônica inteligente). Apesar do grande interesse, somente 6% dos entrevistados já usufruem a ferramenta com êxito. Na maioria dos casos, o RFID vem sendo utilizado para identificar produtos em armazéns e rastrear mercadorias nos ciclos de transporte. Mesmo assim, somente 6% já praticam com êxito.
A Associação abordou também na pesquisa a velocidade em que as empresas trocam informações com seus parceiros de negócios. Quando questionado a freqüência do recebimento de informações de vendas, 65% das companhias recebem as informações de seus clientes com uma boa constância, mas 18% raramente recebem com antecedência a previsão da demanda. Quanto à defasagem do recebimento de informações de clientes, 38% das empresas recebem informações atualizadas de suas vendas com atraso de alguns dias. Entretanto, muitas ainda levam semanas para receber a previsão de consumo do mercado e o quanto se vendeu em determinado período.
Dentre os grandes inibidores da prática da colaboração entre empresas, foi identificado em primeiro lugar a cultura interna das empresas e de seus clientes na adaptação aos novos processos inerentes às mudanças. Além disso, há também um velho hábito de tratar as negociações pontualmente no final do mês, que teria de ser substituída por acordos de fornecimentos a longo prazo.
Os investimentos em TI que visam suportar as ações de supply chain estão visivelmente aumentando ano a ano. Em 2003 foi de 56% e em 2005, 86%, o que demonstra a importância que o assunto vem ganhando dentro das áreas que são diretamente afetadas através destas iniciativas.