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25
Nov

EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA - UMA PESQUISA GLOBAL SOBRE SOURCING NA ATUALIDADE

Agora, mais do que nunca, as organizações estão buscando o sourcing para conseguir benefícios empresariais tangíveis. O desenvolvimento do sourcing como ferramenta estratégica essencial continua a criar vantagens para as empresas que a aplicam e administram adequadamente. Falar de negociações terceirizadas como "fracassadas" pode até conseguir algumas manchetes - mas será que o sucesso ou o insucesso podem ser definidos em termos tão simples no ambiente mais sofisticado e complexo da terceirização dos dias de hoje? Ou essa maneira de encarar o mercado é simplista demais?



Apesar da cobertura negativa da mídia, os prestadores de serviço e seus clientes em todo o mundo parecem satisfeitos com seus relacionamentos de sourcing.

 

Porém, o fato de ter uma atitude otimista é suficiente para garantir que os contratos de sourcing produzam os

benefícios prometidos? As diferenças na forma como as organizações estão enfocando e administrando seus contratos ajudam a explicar por que algumas delas estão sentindo benefícios mais amplos e profundos do que outras. As promessas de possíveis reduções de custo costumam tornar-se um incentivo primordial para a terceirização de processos internos.

 

As organizações muitas vezes desprezam ou dão menor prioridade a componentes fundamentais do

processo de sourcing.

 

As atuais práticas de sourcing estão funcionando, mas será que estão proporcionando satisfatoriamente os benefícios buscados?

Embora haja desafios, parece que a terceirização continuará a ser um elemento crucial da estratégia de negócios. A evolução contínua das práticas de sourcing é necessária para garantir que ela continue a ser uma estratégia empresarial valiosa e efetiva.

 

A percepção do valor

 

Em troca do que costuma ser um investimento em grande escala, as organizações estão à procura dos verdadeiros benefícios empresariais das funções e dos processos de terceirização, porém:

 

·         Mais de 40 por cento dos contratos de sourcing não são respaldados por uma estrutura formal de mensuração estratégica que vá além do gerenciamento dos acordos de nível de serviço (SLAs). Existem oportunidades significativas para as organizações se beneficiarem do valor estratégico do sourcing. Esse potencial costuma ser liberado por medidas mais confiáveis das cláusulas contratuais e outras métricas sobre o relacionamento com os prestadores de serviço. Esse processo de mensuração, embora difícil, pode ser útil na proteção do resultado financeiro final. Também ajuda a consolidar o alinhamento das expectativas entre clientes e prestadores de serviço, aprimorando a governança corporativa geral e garantindo que o dinheiro seja bem gasto.

 

Selecionando o prestador de serviços terceirizados

 

A melhoria da eficiência e da eficácia do processo de contratação é fundamental para todas as organizações. Se o processo de sourcing dos prestadores de serviço for dispendioso, demorado, ineficiente ou não estiver alinhado para cumprir as exigências da empresa, a iniciativa de sourcing pode fracassar desde o início.

 

·         Mais de 50 por cento dos entrevistados afirmaram que demoram mais de seis meses para concluir o processo de solicitação de proposta (RFP). Trinta por cento afirmaram que demoram mais denove meses.

 

·         79 por cento dos entrevistados não sabiam com precisão os custos da seleção de um prestador de sourcing. Com as exigências da governança corporativa tradicionalmente influenciando o processo de contratação, existe uma necessidade evidente de avançar para práticas mais flexíveis que reflitam os objetivos de cada estágio do processo de sourcing e os alinhem ao método de seleção mais adequado.

 

Relacionamentos ou capacidade e competência técnica

 

Para a maioria das organizações, os aspectos mais importantes do processo de seleção do prestador de serviço são: o conhecimento do setor e a capacidade técnica do potencial prestador de serviço. As pessoas e a correta "adequação" cultural costumam ser encaradas como uma questão secundária ou, às vezes, nem chegam a ser consideradas. Assim, freqüentemente ocorre uma defasagem de expectativas no relacionamento entre o prestador de serviço e o cliente.

 

·         60 por cento dos entrevistados afirmaram que os problemas nos relacionamentos com os prestadores de serviço selecionados quase sempre estão relacionados às pessoas. O sourcing eficaz está ligado à criação de uma adequação cultural e ao alinhamento das expectativas do prestador de serviço e do cliente. Essas metas precisam, então, ser claramente acordadas entre as partes e continuamente mensuradas.

 

Leia a matéria completa em http://www.kpmg.com.br/publicacoes/advisory/ras/irm/Pesquisa_Sourcing.pdf

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